
5 smartphones novos que vai desejar ter este ano
Os smartphones apresentados esta semana em Barcelona e que vão mexer com o mercado. A seguir Novo modelo da Samsung já tem data de chegada a Portugal Mais vistas CARREIRAS 10 coisas que não deve fazer aos colegas de trabalho NAVIOS CRUZEIROS Entre aqui naquele que será o maior navio do mundo MULTIMILIONÁRIOS Quando uma viagem de luxo fica ao preço de um café MÉDIO ORIENTE A prisão de luxo onde estão detidos 11 príncipes sauditas.
Se a tendência atual dos smartphones passa por apostar em ecrãs cada vez maiores e que ocupam quase toda a parte frontal dos equipamentos, a visão dos fabricantes para o futuro revela uma aposta ainda mais agressiva neste conceito. Se dentro de alguns anos o smartphone for todo ele ecrã na parte frontal, não estranhe.
s grandes novidades do setor foram apresentadas esta semana no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona (Espanha). Muitos dos equipamentos revelados vão chegar ao mercado ao longo dos próximos meses, mas o MWC deste ano também mostrou de que forma podem evoluir os dispositivos móveis no futuro. Já é possível perceber não só os equipamentos que mais se destacaram, como aqueles que vão marcar tendências neste segmento tecnológico.
Samsung Galaxy S9 e S9+ Os novos smartphones topo de gama da empresa sul-coreana estão entre os grandes destaques da feira em Barcelona. Mais do que uma grande transformação, a Samsung decidiu apostar em algumas melhorias para os seus dispositivos. É por esse motivo que os Samsung Galaxy S9 e S9+ são tão parecidos de aspeto relativamente aos modelos Galaxy S8 e S8+. Mais: os novos smartphones vêm equipados com processadores mais recentes e mais rápidos; o leitor de impressões digitais está posicionado logo abaixo da câmara fotográfica e não ao lado – esta foi uma das grandes críticas aos Galaxy S8; e a câmara principal do Galaxy S9 tem agora abertura variável, o que permite deixar entrar mais ou menos luz na câmara, dando ao utilizador mais ferramentas para controlar a qualidade das suas fotografias. Os Galaxy S9 e S9+ chegam a Portugal a 16 de março e os preços começam nos 870 e 970 euros, respetivamente.
Asus Zenfone 5 O mais recente smartphone da Asus fez correr muita tinta no Mobile World Congress, acima de tudo pelo facto de ser quase igual ao iPhone X no design, incluindo na barra preta que existe na parte superior do ecrã. Antecipando as críticas, os executivos da Asus dizem estar a dar aquilo que o mercado procura. Para lá desta discussão, o Asus Zenfone 5 apresenta-se como uma boa proposta na relação qualidade-preço. O dispositivo está equipado com um ecrã de 6,2 polegadas com 2.246×1.080 píxeis de resolução, processador de média gama de oito núcleos, 4GB de memória RAM, 64GB de armazenamento interno e duplo sensor fotográfico de 12 megapíxeis e oito megapíxeis. O Asus Zenfone 5 tem chegada prevista para o mês de abril e, apesar do preço não ter sido revelado oficialmente, sabe-se que o modelo superior – o Asus Zenfone 5Z – vai custar perto de 480 euros. Significa que o preço do Asus Zenfone 5 será sempre inferior.
Nokia 8 Sirocco No ano passado a tecnológica HMD Global teve a difícil tarefa de recuperar a marca Nokia no mercado dos smartphones. A aposta em equipamentos com preços mais acessíveis também ajudou na tarefa de chamar a atenção dos consumidores e de garantir vendas que permitissem continuar a expandir a marca. Este ano voltámos a ver o lançamento de equipamentos mais modestos nas suas especificações e cujos preços são mais acessíveis, mas a ‘nova Nokia’ decidiu mostrar que também sabe fazer equipamentos de topo. É neste sentido que surge o Nokia 8 Sirocco. O smartphone é quase todo ele revestido a vidro, tem um ecrã POLED curvo nas laterais, vem equipado com o processador Snapdragon 835, 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento interno e tem dois sensores fotográficos de 12 megapíxeis na câmara traseira. O Nokia 8 Sirocco vai chegar ao mercado em abril e vai custar 750 euros.
Alcatel 5 Ainda que sejam os smartphones topo de gama aqueles que concentram os maiores níveis de atenção, nem todos os consumidores querem investir num equipamento que custa mais de 500 euros. É a pensar neste perfil de cliente que nasceu o Alcatel 5. O dispositivo vem equipado com um ecrã de 5,7 polegadas e resolução de 1.440×720 píxeis num formato 18:9, processador de média gama de oito núcleos, duas câmaras frontais – uma de 13 megapíxeis, outra de cinco megapíxeis para captar fotos de grande amplitude -, sensor fotográfico principal de 12 megapíxeis, 3GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Se é tão potente como os smartphones já referidos? Não. Mas a melhor parte é que o Alcatel 5 vai custar 230 euros – é isso que o torna competitivo.
Vivo Apex Concept Phone A Vivo é uma empresa chinesa que é conhecida sobretudo no mercado interno. No caso do modelo Apex, apresentado no Mobile World Congress, não importam tanto as especificações técnicas, pois este dispositivo é um protótipo e funciona como uma demonstração tecnológica daquilo que poderão ser os smartphones num futuro muito breve. O Vivo Apex é um smartphone para admirar: com margens muito reduzidas, a parte frontal é quase toda ela ecrã (cerca de 90%), mas a marca tem a pretensão que este venha a ocupar 98%. O auscultador superior foi removido e substituído por um sistema de vibração sonora incorporado no ecrã – já a coluna principal está na parte inferior do equipamento. A câmara frontal também ‘desapareceu’ – quando o utilizador abre a aplicação da câmara e seleciona a câmara frontal, da parte superior do smartphone eleva-se um módulo mecânico. O leitor de impressões digitais também está integrado no próprio ecrã, ajudando o Vivo APEX a manter o design simplista e focado na experiência proporcionada pelo ecrã de grandes dimensões.
Será que no futuro os smartphones serão todos assim?
Fonte: www.dinheirovivo.pt